ENQUANTO O MUNDO GIRA,
NÓS VAMOS RODANDO.
 
 
 
 
 
NA ARGENTINA, BELEZAS NATURAIS NO DESERTO: ISCHIGUALASTO E TALAMPAYA
 
 
Postado em 10/03/2020 por NOMADE EXPEDIÇÕES
 
No noroeste da Argentina, a meio caminho entre Mendoza e Salta, há dois parques nacionais vizinhos que se estendem por áreas desérticas, paredões rochosos e montanhas. Os nomes Ischigualasto e Talampaya podem até não ser muito conhecidos dos turistas estrangeiros, mas são 275 mil hectares que guardam tesouros geológicos e paleontológicos.
 
Todas essas riquezas renderam aos parques o título de Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO. É uma área de deserto rochoso aos pés dos Andes, com a cordilheira formando uma bela moldura no horizonte. O visual, inclusive, é semelhante ao do Atacama. Há torres de pedra em formatos diversos, esculpidas pelas forças da natureza ao longo de milhões de anos, além de precipícios enormes de rochas avermelhadas, com mais de 200 metros de altura.
O conjunto de Ischigualasto e Talampaya engloba seis formações geológicas diferentes e um dos mais importantes registros de fósseis do Período Triássico do mundo. As descobertas incluem fósseis de alguns dos primeiros dinossauros e mamíferos do nosso planeta, que viveram aqui há mais de 200 milhões de anos. Também foram encontrados vestígios mais recentes, como petróglifos de 1.500 anos.
Para conhecer Ischigualasto, vá com uma excursão que parte do povoado de San Agustín del Valle Fértil, a cerca de 80 km de distância. Apenas alguns trechos são abertos para turistas, que devem ser acompanhados por guias autorizados em veículos. Ali fica o “Valle de la Luna”, chamado assim por seu solo que parece pertencer ao nosso satélite natural. Do topo do Cerro Morado é possível ter ótimas vistas para o parque.
Quem quer conhecer Talampaya também deve contratar um guia autorizado, mas pode percorrer o parque em veículo 4×4, bicicleta ou até mesmo a pé. Há inclusive excursões em noites de lua cheia, que proporcionam um visual inesquecível. Não deixe de conferir as rochas que tem os mais diferentes formatos, como o famoso Canhão de Talampaya.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / elnavegante
 
 
GOSTOU DESSE POST? LEIA OUTROS TAMBÉM:
 
NA ARGENTINA, BELEZAS ...
No noroeste da Argentina, a meio caminho entre Mendoza e Salta, há dois parques nacionais vizin...
LEIA +
Tendências do turismo ...
Conhecer novos lugares é um dos maiores desejos de milhares de pessoas. Especialmente no Brasil...
LEIA +
Mateiros...
A cidade recebeu este nome em função da grande quantidade de veados mateiros encontrados na reg...
LEIA +
 
 
 
Fale com a gente e faça parte dA FAMÍLIA NOMADE!
 
 
   
   
 
   
 
contato@nomadeexpedicoes.com.br / 41 3027.3555 / 41 8750.2132
Rua Venezuela, 119. Bacacheri . Curitiba . Paraná . Brasil